Viajar para Manaus – Dicas para sua viagem

manaus
manaus

Viajar para Manaus deveria estar na lista de prioridades dos viajantes brasileiros – é tão interessante e enriquecedor que muitas vezes esquecemos de ficar no Brasil. Uma viagem a Manaus significa viver experiências únicas, experimentar novos sabores e estar no meio da maior reserva natural do mundo!

Neste post você encontra todas as dicas para planejar sua viagem a Manaus: onde fica, como chegar, o que fazer, onde ficar e muito mais!

Onde fica a cidade de Manaus?

Manaus é a capital da Amazônia e está localizada na região norte do Brasil. Tem o privilégio de estar no centro da maior floresta tropical do mundo e, portanto, é uma das cidades brasileiras mais visitadas por turistas.

É uma cidade portuária histórica que oferece aos seus visitantes experiências únicas, desde sua rica gastronomia ao intenso contato com a natureza.

Com cerca de 2,1 milhões de habitantes, Manaus é a sétima maior cidade do Brasil. Então você não pode imaginar que existem apenas índios e selvas lá. É uma capital como qualquer outra! Você deve participar dos passeios se quiser ir a uma tribo indígena, caminhar pela floresta e ver animais.

Como chegar a Manaus

A maneira mais fácil de chegar a Manaus é de avião. O Aeroporto Internacional de Manaus é o terceiro mais movimentado do Brasil depois de Guarulhos e Campinas. A partir dessas informações você pode imaginar que possui uma ótima estrutura para receber turistas o ano todo!

Compramos nossa passagem Rio x Manaus com escala em Campinas. Foram 45 minutos até Campinas e mais 3 horas e 40 minutos para chegar em Manaus. Conseguimos comprar nossos ingressos por milhas – o que foi muito bom – mas você também pode procurar ofertas de passagens para obter bons preços.

Leia também: Top 20 lugares para viajar

Se você gosta de viajar de carro, ir até Manaus pode até ser uma boa opção, mas lembre-se de que as estradas são precárias por ser uma cidade no meio da Floresta.

Outro meio utilizado pelos moradores das cidades vizinhas são os barcos, já que a região é cercada por rios.

Quando ir para Manaus

Uma dúvida recorrente quando alguém decide viajar para Manaus – é melhor explorar a Amazônia na estação seca ou quando os rios estão cheios? Eu acredito que o melhor momento é quando você pode ir!

A região norte tem um clima quente e úmido com chuvas o ano todo e temperaturas altas entre 27 graus e 40 graus. A estação é dividida pela estação seca e alta dos rios: a estação seca dos Rios vai de julho a novembro e a alta temporada vai de dezembro a maio, quando normalmente há mais chuva.

Acho que vale a pena visitar Manaus duas vezes, uma quando está alta e outra quando está seca. Isso porque as paisagens mudam e você pode ter experiências diferentes!

O benefício da estação seca é que você pode aproveitar as praias fluviais que se formam no meio do rio, ver mais vida selvagem como jacarés e botos, e não se preocupar com mosquitos (eles raramente ocorrem nesta época).

A vantagem de navegar na alta temporada é principalmente poder navegar por mais áreas do rio, como as matas de Igapós. A desvantagem é a chuva, mas mesmo assim você pode ter sorte de encontrar dias ensolarados!

Norberto, um guia que nos acompanhou em vários passeios pela floresta amazônica, nos contou que chamam de inverno a época das cheias dos rios por causa das chuvas. Ele me disse que evitaria ir lá entre dezembro e fevereiro, pois alguns passeios são impossíveis quando chove. Fica a dica!

Estivemos lá em meados de novembro e gostamos muito da nossa experiência: vimos muitos animais, vimos as praias fluviais, não sentimos um único mosquito, apenas apanhámos e vivemos num dia de chuva belas paisagens! Repito: a melhor hora é quando você pode andar!

Precisa ser vacinado?

Essa é uma pergunta muito comum quando se decide viajar para Manaus.

Pesquisando no google não vi nenhum site que diga que é obrigatório tomar vacinas para visitar Manaus. É recomendado tomar a vacina da febre amarela e como já tinha tomado relaxei. Eu estava com meu cartão em mãos quando precisei mostrá-lo, mas ninguém me perguntou nos aeroportos!

Recomendo que você tome a vacina contra febre amarela, pois é uma região com muita floresta. Quanto à malária, optei por não tomar a vacina específica, mas sabia que deveria usar repelente o tempo todo.

Leia: Viajar para as Ilhas Maldivas – Dicas

Hospedagem em Manaus

Descobri que a cidade não tem tantas opções de bons hotéis em comparação com outras capitais do Brasil. Mas você encontrará boas opções dependendo do seu orçamento.

O centro histórico e a praia de Ponta Negra são as duas regiões mais procuradas pelos turistas em Manaus.

O que fazer em Manaus

O que você não vai perder em sua viagem para Manaus é o que fazer! No começo fiquei com um pouco de medo de ficar 5 noites em Manaus mas no final da viagem achei que não era o suficiente e queria ficar ainda mais!

Na minha opinião, 3 dias são suficientes para aprender um pouco sobre tudo na cidade, mas se você quiser ir com calma e explorar um pouco mais cada região, sugiro ficar de 5 a 6 dias na cidade.

Abaixo listo os principais passeios que você não pode perder em Manaus:

Passeio de Barco no Rio Amazonas

Este é o passeio turístico clássico, não espere muito dele, mas com certeza irá surpreendê-lo! O roteiro inclui o encontro do Rio Negro com o Rio Solimões, natação com golfinhos, pesca de Pirarucu (peixe famoso da região), visita a uma tribo indígena, almoço em restaurante flutuante (maravilhosa comida típica) e prosseguimento para uma mata de igapó ( floresta inundada). Sério, não perca este passeio!

Compras no Mercado Municipal Adolfo Lisboa

Vale a pena planejar uma manhã para descobrir novos temperos, novas frutas e novos sabores no mercado de Manaus. É também um ótimo lugar para comprar souvenirs, mais baratos que as lojas de souvenirs.

Visita ao Teatro Amazonas

O imponente Teatro Amazonas merece uma visita. Achei interessante fazer a visita guiada onde o guia conta muitas curiosidades e um pouco da história dessa construção de 1881. Dica: o passeio é gratuito às terças!

Veja um espetáculo no Teatro

Amazonas Basta solicitar na recepção do teatro o programa. Todos os dias tem um show diferente, a maioria grátis!

Viagem de um dia a Presidente Figueiredo

Gostamos tanto das cachoeiras de Presidente Figueiredo que ficamos lá por 3 dias. Sim! Fizemos uma viagem de um dia de Manaus para ver as belas cachoeiras da região. Mas um dia é suficiente para ver pelo menos 2 cachoeiras.

Recomendo alugar um carro para esse passeio de um dia para que você tenha mais liberdade para parar nas cataratas que quiser!

Quer mais dicas de lugares para visitar em Manaus? Leia o artigo – O que fazer em Manaus: 11 dicas de lazer

Vale a pena ir a Manaus?

Há muito o que fazer na região e Manaus é sempre o ponto de partida para os passeios. Além de explorar cidades vizinhas como Presidente Figueiredo e se hospedar em um hotel de selva pela experiência de estar no meio da floresta, vale a pena planejar alguns dias para conhecer a cidade um tanto caótica. cheio de história e cheio de surpresas.

Viajar para Manaus é algo que recomendo a todos os tipos de viajantes: mochileiros, luxo, casais, amigos, família. Sim, as crianças vão adorar também e não há perigo! Você pode jogar como quiser – em Manaus você encontrará um Brasil diferente. Uma cultura muito rica. Sabores maravilhosos. Você está no meio da maior reserva natural do mundo. A floresta amazônica é nossa maior riqueza e é nosso dever conhecê-la de perto

Tags: |

Sobre o Autor

Jonathan Araujo
Jonathan Araujo

Historiador apaixonado por viagens, que encontrou no mundo digital sua plataforma para compartilhar suas aventuras. Como freelancer na internet, ele utiliza o Wordpress para expressar suas experiências e insights sobre viagens e cultura. Seus blogs são uma mistura cativante de dicas práticas, narrativas envolventes e uma abordagem única, enriquecida por sua formação em História.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.