31 curiosidades sobre o Japão que você deve saber

31 curiosidades sobre o Japão que você deve saber

Depois de alguns fatos interessantes sobre o Japão? O Japão é uma terra de cultura incrível, comida deliciosa, paisagens únicas e muita história.

Há muito para saber sobre este país incrível, por isso é difícil resumi-lo em uma única postagem no blog, mas vamos tentar! Adoramos voltar ao Japão ano após ano. Cada vez que vamos aprendemos algo novo, mas sempre ajuda ler alguns fatos sobre o Japão também!


Curiosidades sobre o Japão


1. O Japão está atualmente em Reiwa 5

fatos sobre o Japão
um daqueles fatos pouco conhecidos sobre o Japão

É isso mesmo, um daqueles fatos interessantes pouco conhecidos sobre o Japão é que ele usa um calendário diferente do resto do mundo. Embora use o calendário gregoriano e esteja no momento em que este livro foi escrito, os anos também são contados pelo imperador reinante e são conhecidos como calendário japonês.

Reiwa 5 começou em 2023. Há cinco anos, uma nova era começou e foi oficialmente chamada de Reiwa. Isso ocorreu depois que o ex-imperador abdicou, marcando o fim do período Heisei de 31 anos em 2019.


2. A religião nativa do Japão é o xintoísmo

Kumano Kodo

Oficialmente, 51,8% do país pertence ao Xintoísmo, mas cerca de 80% do país participa ativamente de rituais xintoístas. É uma religião “pagã” e politeísta, como o hinduísmo. É mais sobre a natureza e os espíritos chamados deuses Kami. Muito legal.


3. O Japão é composto por 6.852 ilhas

Fatos sobre o Japão

Este é um dos meus fatos favoritos do Japão! Sim, é uma nação insular, mas apenas 430 delas são habitadas. Na verdade, todas essas ilhas, suas terras e o mar entre elas significam que, na verdade, o Japão é a quarta maior nação insular do planeta.


4. O Japão tem quatro “ilhas natais” principais

fatos sobre o Japão

Honshu – que significa “Província de origem” – é a maior; Hokkaido (“Rota do Mar do Norte”) é a segunda maior; depois é Kyushu, que significa “Nove Províncias”; e finalmente Shikoku – “Quatro Províncias”. Você aprende algo novo a cada dia.


5. A expansão urbana de Tóquio é a mais populosa do mundo

Tóquio para Nikko

Situada sobre a planície plana de Kanto, a capital japonesa se espalha e envolve uma enorme área desta região com serviços de trem e rotas de metrô.

A Área Metropolitana de Tóquio, como é oficialmente conhecida, é na verdade a mais populosa do mundo, com uma população de mais de 40 milhões. Delhi está se recuperando, no entanto.


6. O Japão é principalmente montanhoso

Niseko, Japão
Snowboard em Hokkaido

Este é um daqueles fatos sobre o Japão que muitas pessoas talvez não conheçam. Embora haja um muito da expansão urbana no Japão, pode ser porque não há muitas terras planas disponíveis. Massivos 73% do país são montanhosos; em um país onde terremotos e tufões custam muito, viver na encosta de uma montanha não é o ideal!


7. O Japão isolou-se do resto do mundo

fatos sobre o Japão

Da década de 1630 a 1853, o Japão exerceu uma política estritamente isolacionista conhecida como Sakoku – ou “país fechado”, que é um dos fatos mais interessantes sobre o Japão.

O governo Tokugawa, que recentemente uniu o Japão, estava desconfiado de que os missionários ocidentais também trouxessem a colonização, por isso o país fechou as portas. Mas não para a Coreia, a China, nem para uma potência ocidental sortuda…


8. Os holandeses foram autorizados a negociar com o Japão durante o seu isolamento

fatos do Japão

Isso mesmo. Por uma razão ou outra, o comércio exterior continuou com os Países Baixos durante os 220 anos de isolamento. Eles só foram autorizados a viver em um pequeno porto, chamado Dejima, na atual Nagasaki.


9. O Japão é realmente a Terra do Sol Nascente

Fatos sobre o Japão

Realmente é. O nome Japão é na verdade Nihon (ou Nippon) em japonês, que significa “Origem do Sol”. Como isso veio à tona? Aparentemente, o Príncipe Shotoku em 607 DC enviou uma carta à China com a estratégia sarcástica: “O Imperador do País Onde o Sol Nasce envia uma carta ao Imperador do País Onde o Sol se Pôe.” Como vai você?” Geograficamente falando, ele não está errado.


10. Okinawa nem sempre foi o Japão

fatos sobre o Japão

Na verdade, os okinawanos nem sequer são etnicamente japoneses. As pessoas que vivem neste belo grupo de ilhas subtropicais são o povo Ryukyu. Eles falam línguas Ryukyuan.

Eles já foram o Reino Ryukyu, que floresceu a partir do século XV, antes de ser invadido por samurais do Japão e forçado a cultivar cana-de-açúcar. Antes disso, eles eram o seu próprio reino, com acordos comerciais com vários reinos do Sudeste Asiático. Estrondo. Este é um dos fatos mais fascinantes sobre o Japão.


11. Nem Hokkaido

fatos sobre o Japão

Existem pessoas Ryukyu no sul e há pessoas Ainu no norte. Hokkaido já foi chamada de Ezo e, junto com grande parte do norte de Hokkaido, era povoada pelos Ainu.

Os japoneses acreditavam que os Ezo eram bárbaros, com suas barbas grandes e espessas e tradições de sacrifício de ursos. Através do comércio e de batalhas graduais, Hokkaido tornou-se território japonês; a população Ainu hoje é desconhecida.


12. Houve uma epidemia de varíola que matou um terço da população do Japão

Caramba. Entre 735 e 737 dC, e espalhando-se das ilhas de Kyushu até Honshu, a epidemia de varíola dizimou cerca de um terço da população. Então não havia gente suficiente para cuidar das colheitas, o que significava fome.


13. O famoso Todai-ji, Nara, foi construído porque o Imperador se sentiu culpado

Templo Tōdai-ji

Mas construir o que é ainda depois de todo esse tempo, o maior edifício de madeira do mundo e a impressionante estátua de bronze do Buda Daibutsu tiveram um custo. Na verdade, acredita-se que quase levou o país à falência. Obrigado?


14. O terremoto de Tohoku em 2011 foi tão poderoso que deslocou o Japão 2,8 metros para leste

Viaje para Tohoku
Explorando Tohoku em 2019 pesquisando alguns desses fatos sobre o Japão

Isso não seria uma lista de fatos sobre o Japão sem falar de um terremoto. Então aqui está uma: o devastador terremoto de magnitude 9 consistiu no que é conhecido como “megathrust”, que resultou em um enorme tsunami e causou um colapso nuclear.

Dezenas de milhares de pessoas perderam a vida e milhares ainda estão desaparecidos. Mas sim, não só moveu o Japão, como inclinou o eixo da Terra em 10-25 centímetros! E aumentou o giro rotacional de todo o planeta.


15. Existem 108 vulcões ativos no Japão

fatos sobre o Japão

Este é um daqueles fatos impressionantes sobre o Japão que envolvem a mãe natureza! Alguns deles só apareceram no cenário vulcânico no século XX. Muitos desses vulcões entram em erupção bastante.

Na verdade, a cidade de Kagoshima, Kyushu, lida com cinzas regulares de Sakurajima – um vulcão do outro lado da baía. Existem até sacos de lixo especiais para cinzas e dias específicos para coleta de cinzas.


16. O Monte Fuji é na verdade um vulcão

Onde ficar em Tóquio

Sim, o ícone nacional do Japão e um dos o montanhas mais famosas do mundo… não é uma montanha; é um vulcão. Parece tão sereno e bonito, mas está ativo e tem potencial para causar danos no valor de 25 mil milhões de dólares. A última erupção ocorreu em 1707, quando as cinzas chegaram até a atual Tóquio.


17. O Japão adora recuperar terras

fatos sobre o Japão

Na verdade, 0,5% do país consiste em terras recuperadas. Existem muitas ilhas artificiais, como na Baía de Osaka, na Baía de Tóquio, uma vila inteira em Akita, aeroportos… Você pensaria que mais de 6.000 ilhas seriam suficientes, mas não.


18. O Japão tem praticamente todos os climas e condições climáticas diferentes

Osaca

Para ser honesto, não temos certeza se algum país poderia realmente se igualar. Há tufões em setembro, neve espessa no inverno, um mar congelado em Hokkaido, uma pequena estação chuvosa, um verão úmido e louco e ilhas subtropicais com belos recifes de coral no sul.

Os ventos siberianos atacam com um inverno horrível vindo do norte e do Pacífico kuroshio a corrente traz clima quente no verão.


19. Existem mais de 90.000 espécies de vida selvagem no Japão (uma das minhas curiosidades favoritas sobre o Japão!)

Onde ficar em Nara
curvando-se para o cervo Nara em Nara

Há macacos japoneses (aqueles que gostam de relaxar nas fontes termais), ursos marrons, cervos shika, a salamandra gigante japonesa, tanuki (Cães-guaxinim japoneses)… E há muitos parques nacionais e áreas protegidas para eles viverem.


20. Existem vespas no Japão que podem realmente matar pessoas

fatos sobre o Japão

Eles podem e fazem! Não estamos inventando: a picada de uma dessas criaturas bastante agressivas pode matar você se os primeiros socorros não forem prestados. Os japoneses costumam dizer que são necessárias duas ferroadas para matar uma pessoa, mas não ficaríamos por aqui para descobrir! O pior é que podem ter até 5,5 centímetros de comprimento.


21. A Coreia já impôs uma proibição de 30 anos ao intercâmbio cultural com o Japão

fatos sobre o Japão

Em 1948, a proibição foi imposta. Depois de ser uma colônia japonesa durante grande parte do século 20, você pode entender o porquê. A proibição foi suspensa pela Coreia do Sul e agora os dois países desfrutam de um intercâmbio de cultura pop (mas não tanto de política).


22. O Japão não pode entrar em guerra, mas tem um dos maiores orçamentos militares do mundo

Após a Segunda Guerra Mundial, a constituição do Japão foi reescrita pelos Aliados. Uma parte da sua constituição é não poder declarar guerra ou envolver-se, militarmente, em quaisquer disputas internacionais. Mesmo assim, a quantidade de gastos com a Força de Autodefesa do Japão é absurda; é o maior do mundo depois dos EUA, Rússia e China.


23. O Japão é um dos países mais seguros do mundo

Coisas para fazer no Japão

Você provavelmente já sabe disso, pois é um dos fatos mais interessantes sobre o Japão, mas é realmente super seguro. Sim, existem terremotos, vulcões, tsunamis, tufões, ondas de calor e vespas assassinas, mas outras pessoas não vão incomodar você. Crimes violentos, assaltos e assassinatos são todos muito baixos e o roubo é quase inédito. É um dos melhores lugares para mulheres que viajam sozinhas.


24. O número de visitantes estrangeiros no Japão dobrou na última década

coisas para fazer em Quioto

Na verdade, quase duplicou desde 2013, que é a primeira vez que o país atinge um número de visitantes de 10 milhões: em 2018, mais de 30 milhões de turistas dirigiram-se a este país irrepreensivelmente magnético.

O governo japonês quer 60 milhões até 2030. Isto coincidiu com a ascensão da nova classe média na China.


25. O Japão está construindo uma linha de trem levitante

Você pode ter ouvido falar de Maglev (“Levitação Magnética”), e o Japão tem tudo sob controle. Planejando ter uma rota de Tóquio a Nagoya concluída e limpa até 2027, há planos adicionais para ligar a cidade de Nagoya a Osaka até 2045.

Mal podemos esperar para viajar em um desses trens – pense em como será tranquilo. Bem, isso e quão rápido – já foi estabelecido recordes mundiais de velocidade terrestre para trens.


26. Toda essa coisa de “Japão homogêneo” é um mito

As pessoas gostam de dizer que o Japão é uma sociedade etnicamente homogênea composta de japoneses que fazem coisas japonesas. Mas isso não é inteiramente verdade: este facto sobre o Japão vai acabar com esse mito.

O censo japonês não compila a etnia ou raça do povo japonês, que pode ser Ainu ou Ryukyu, nem permite que o público veja quaisquer dados sobre o tamanho de outros grupos étnicos residentes no Japão. Pego!


27. O Japão tem uma expectativa de vida muito longa

Blog de viagens do Japão

Este é um dos fatos mais interessantes sobre o Japão! Os japoneses têm a segunda maior expectativa de vida do mundo.

Há também muito mais mulheres idosas do que homens: há 20 milhões de mulheres idosas no Japão contra 15 milhões de homens idosos. Também existem milhares de centenários – e, mais uma vez, 90% são mulheres!


28. O Japão tem três sistemas de escrita

fatos sobre o Japão

Normalmente, os países se contentam com apenas um roteiro. Não o Japão; há três. Primeiro, a sílaba hiragana, usado para escrever palavras nativas do japonês. Simples. As crianças aprendem isso. Então há Kanji – Caracteres chineses adaptados para representar palavras japonesas.

Eles podem ser lidos de diferentes maneiras, muitas vezes a leitura “nativa” ou “estrangeira”, às vezes dependendo do que hiragana vem depois disso. E se isso não bastasse – Katakana. Eles geralmente (nem sempre) soletram palavras estrangeiras no silabário japonês para facilitar a fala dos falantes de japonês.


29. Um japonês inventou o MSG

fatos sobre o Japão

Ah, MSG, o sabor dos deuses. MSG – ou Glutamato Monossódico – foi inventado por um bioquímico chamado Kikunae Ikeda em 1908. O que ele estava tentando fazer? Isole a essência de umami – literalmente não estamos brincando. Ele conseguiu e hoje é usado em muitas coisas.

Ao contrário da crença popular, a única coisa ruim no MSG é tornar as coisas tão saborosas que você simplesmente não consegue parar de comer. O MSG ocorre naturalmente e é encontrado em tomates, queijo, cogumelos – isso mesmo: umami coisas.


30. Facas de cozinha japonesas são tão boas porque os ferreiros não eram mais necessários

fatos sobre o Japão
Fabricação de sushi em Kyoto

Este é um dos maiores fatos sobre o Japão se você é cozinheiro! Os samurais foram proibidos de carregar suas duas espadas (sim, duas) em 1868; a regra era uma tentativa de modernizar o Japão.

Os ferreiros, não tendo mais espadas para fabricar, transformaram suas mãos em facas. Ei, pronto – as melhores facas do mundo.


31. O Japão possui uma enorme rede de sistemas de PA

Fatos sobre o Japão

Você os ouvirá nas cidades, em pequenos vilarejos, e eles gostam de usá-los. Você ouvirá anúncios públicos em parques e até cemitérios. Além do mais, cada cidade geralmente tem um goji sem badalar – ou toque das 5 horas – o que é tipicamente nostálgico.

Mesmo que toquem ótimas músicas, das quais você pode gostar ou não, eles têm um uso mais sério. O verdadeiro motivo de todas essas transmissões? Testando os alto-falantes para avisos de emergência.


Dicas rápidas de viagem para o Japão


Fatos sobre o Japão
  • Capital: Tóquio é a capital do Japão, enquanto Sapporo é a capital de Hokkaido.
  • Moeda: O iene japonês (¥) é a moeda do Japão. A maioria dos lugares no Japão não aceita cartões de crédito e é sempre aconselhável ter dinheiro consigo.
  • Visto: A maioria dos visitantes pode entrar no Japão sem visto por 90 dias – verifique com sua embaixada.
  • O que levar: Tudo depende de quando você visita o Japão. Veja nossa lista completa de embalagens do Japão aqui.

Espero que você tenha gostado dos meus fatos favoritos sobre o Japão! Se estiver faltando algum, deixe um comentário e avise-nos! A seguir, leia nossos fatos favoritos sobre a cultura japonesa!

Sobre o Autor

Jonathan Araujo
Jonathan Araujo

Historiador apaixonado por viagens, que encontrou no mundo digital sua plataforma para compartilhar suas aventuras. Como freelancer na internet, ele utiliza o Wordpress para expressar suas experiências e insights sobre viagens e cultura. Seus blogs são uma mistura cativante de dicas práticas, narrativas envolventes e uma abordagem única, enriquecida por sua formação em História.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.