30 curiosidades sobre Bali que você vai adorar!

30 curiosidades sobre Bali que você vai adorar!

Procurando por alguns fatos novos sobre Bali? Bali é um dos destinos turísticos mais populares da Indonésia. Quer você queira explorar as praias, seja um entusiasta da vida selvagem ou um amante da arte, Bali está pronta para lhe oferecer o melhor presente.

Passamos algumas semanas explorando o que de melhor Bali tem a oferecer. Embora não seja o destino exótico de antes, ainda tem muito a oferecer aos visitantes e há muitas coisas para saber antes de visitar Bali. Vamos nos aprofundar em alguns fatos interessantes sobre Bali!


Curiosidades sobre Bali para saber


1. Os bebês em Bali não podem tocar o chão até os três meses de idade

leia os fatos

Estamos iniciando nossos fatos sobre Bali com esta prática incomum. Os balineses acreditam que os bebês recém-nascidos são sagrados (quem não acredita?) E não podem ficar impuros.

Onde é o lugar mais sujo? O chão. Ou o chão. Em vez disso, o bebê é passado habilmente de pessoa para pessoa o dia todo.


2. As pessoas comemoram com pena

leia os fatos

“O que é penjor?” Nós ouvimos você perguntar. Bem, estamos aqui para te contar. Fora das casas balinesas e de outros complexos, como santuários em Bali, você verá bambu alto e cortado que foi decorado de maneira super ornamentada.

Estas são oferendas aos deuses e simbolizam a vitória sobre o mal. Você verá frequentemente estes em todos os lugares – às vezes até 10 metros de altura!


3. Eles não são macacos, são macacos de cauda longa

Macacos no Templo de Uluwatu

Você vai ver bastante destes em toda a ilha, então este é um dos principais fatos sobre Bali a serem observados. A palavra balinesa para essas criaturas é macaco.

Muitas vezes roubam comida. Se você realmente quiser ver alguns, você deve ir para a Floresta dos Macacos de Ubud. Existem mais de 700 deles lá. Honestamente, porém, mantenha seus pertences perto de você!


4. Bali fazia parte das Índias Orientais Holandesas

leia os fatos

A Companhia Holandesa das Índias Orientais mudou-se para a Indonésia há centenas e centenas de anos, mas a verdadeira colónia das Índias Orientais Holandesas só foi fundada “oficialmente” em 1816. Bali não se tornou parte dela até que os holandeses a invadiram em 1906.

Mesmo assim, foi permitido a Bali um grau relativamente elevado de autonomia local em comparação com o resto da Indonésia. Aparentemente.


5. O Império do Japão ocupou Bali durante a Segunda Guerra Mundial

leia os fatos

Toda a Indonésia acolheu inicialmente os japoneses quando estes invadiram em 1942, com esperanças de independência dos holandeses no horizonte. Isso mudou à medida que os japoneses permaneceram.

Em Bali, eles ficaram ressentidos por serem mais duros do que os seus senhores holandeses. O Japão rendeu-se em 1945, a Indonésia declarou a independência dias depois e os holandeses regressaram… Eaae isso é outra história.


6. O licor local pode ser bebido

O luar local de Bali é chamado arakque é um dos fatos mais importantes sobre Bali para saber se você está planejando uma festa enquanto estiver lá.

Este licor costuma ser caseiro e é um vinho doce feito de farinha de coco. Já parece mortal. O imposto sobre o álcool é bastante alto, por isso, em alguns bares locais, costumam usar coisas caseiras. Ok, às vezes está tudo bem, mas se for um “lote ruim”, você pode acabar com um caso letal de envenenamento por metanol


7. Há um muito dos mercados de fim de semana

Lista de embalagem de Bali

Do Love Anchor Market Bazaar e do Samadi Market ao Old Man’s Market, há muitos lugares para fazer compras até cansar em Bali. Esses três são encontrados em Canggu, com cada cidade tendo pelo menos alguns. Você pode encontrar de tudo, desde frutas e vegetais frescos até bugigangas de souvenir.


8. Você pode se alimentar em restaurantes chamados comprar

leia os fatos

O warung não é um fenômeno endêmico de Bali, mas sim uma coisa indonésia. Em Bali, no entanto, ainda há muitos deles para escolher, então é mais um daqueles fatos importantes sobre Bali que precisamos mencionar.

O que eles são? São restaurantes familiares, administrados principalmente por mulheres, que servem comida local com sabor autêntico. Muito doente – leitão – é um dos favoritos de Bali.


9. Há um dia inteiro de silêncio

Coisas para fazer em Bali

Este é um dos fatos mais interessantes de Bali que muitas pessoas não conhecem. Nyepi é o “Dia do Silêncio” balinês. É uma celebração hindu que é praticamente uma coisa de Bali. Mas não é apenas silêncio – ah, não.

Sendo tudo uma questão de autorreflexão e jejum, o aeroporto fecha, as luzes devem estar apagadas, todos os negócios fecham… Durante 24 horas inteiras. É comemorado todo Isakawarsa (Ano Novo) de acordo com o calendário balinês.


10. Bali tem duas temporadas

Onde ficar em Bali

Este é provavelmente um fato útil sobre Bali, caso você ainda não o conheça. Graças à sua localização próxima ao Equador, Bali tem apenas duas estações – seca e chuvosa. Ambos estão quentes. Maio a setembro é seco, principalmente ensolarado, e a melhor época para visitar Bali.

Você terá chuvas tropicais, maior umidade e trovoadas de outubro a abril, mas se você está pensando em chuva perpétua, não é que ruim.


11. O Monte Agung é um vulcão ativo

Melhores lugares para ficar em Bali

Sim está certo. O pico mais alto de Bali também é um vulcão. Um ativo. Ele se eleva acima de tudo, a impressionantes 9.994 pés acima do nível do mar. Só para você ter uma ideia de quão ativa ela é, a última erupção começou em 2017 e está em andamento a partir de 2019. Caramba – este é um dos fatos mais malucos de Bali.

Os balineses acreditam que Agung é o mítico Monte Meru – o centro do universo para hindus, jainistas e budistas.


12. Bali é a única ilha de maioria hindu da Indonésia

leia os fatos

Embora a maior parte da Indonésia seja uma questão muçulmana, nem sempre foi assim. Os hindus vieram da Índia, espalhando a boa palavra no século I DC; Os budistas o seguiram.

A parte hindu ficou na Indonésia, misturando-se bem com as crenças animistas locais para o hinduísmo balinês único como é hoje. Mais de 85% da população de Bali adere à religião.


13. O famoso Vamos a dança não é inteiramente balinesa

Traje Tradicional em Bali

Embora tudo pareça legítimo e seja baseado no épico hindu do Ramayana. Kecek foi fabricado por um alemão, Walter Spies, na década de 1930. A cerimônia Kecak original era um ritual baseado em transe com um coro masculino. Walter percebeu isso e transformou-o em uma dança para o benefício dos primeiros turistas em Bali.


14. Você pode beber café feito com cocô de civeta

Turismo Antiético
civeta triste

Este é um daqueles fatos tristes de Bali e não é cocô de verdade, mas você pode beber café feito com grãos de café expelidos por civetas. Parece muito nojento. Você provavelmente está se perguntando: “O que é uma civeta?” É uma espécie de criatura do tipo doninha-gato.

Come cerejas de café. À medida que o feijão não digerido passa pelo sistema digestivo do animal, ele altera sua composição e começa a ser processado. Mais interessante é que os agricultores nativos, proibidos pelos colonos holandeses de experimentar o café que cultivavam, notaram que os gatos civetas (chamados luak) estavam fazendo cocô no feijão.

Intrigados, eles prepararam o café e, inadvertidamente, criaram um dos cafés mais caros do mundo, às vezes custando US$ 50 a xícara.

Lembre-se de que esta é uma indústria notoriamente cruel e você deve pensar duas vezes antes de apoiá-la. Leia nossas dicas sobre como evitar encontros antiéticos com animais aqui.


15. Também há muita vida marinha

Tasha Mergulho Kuramathi

Nem todos são mamíferos que fazem cocô de café; Bali possui muita vida marinha. Quanto? Ao redor da costa de Bali, mais de 500 espécies de corais construtores de recifes compõem as paisagens marinhas subterrâneas. Você também pode ver arraias manta, peixes-lua e mais de 700 espécies de peixes baseados em recifes. Ah, sim, é um ótimo lugar para obter certificação de mergulho.


16. Bali tem um sistema de irrigação único

Lista de embalagem de Bali

Chamado subak, este sistema de irrigação maluco foi fundado há mais de 1.000 anos e é Patrimônio Mundial da UNESCO. Nem tudo é prático. Enraizado na filosofia balinesa de Tri Hita Karana (harmonia entre Deus, as pessoas e a natureza), o subak apresenta muitos templos aquáticos com reservatórios que abençoam a água à medida que ela avança.

A planta do arroz é um presente de Deus. O sistema de irrigação é uma parte real da cultura do templo. As pessoas trabalham nos campos e cuidam dos templos. Um fato incrível de Bali.


17. Existem dez casas reais tradicionais

leia os fatos

Nenhuma dinastia jamais governou Bali inteira. Em vez disso, era uma confederação de diferentes famílias reais. Existem 10 deles, cada um governando tradicionalmente uma área geográfica diferente. O chefe de cada um é visto como um guardião da fé hindu. Contudo, o governo indonésio não os reconhece como “reais”.


18. Um lado de Bali tem praias de areia preta

Embora famosa pelas suas praias de areia branca, o norte e o oeste da ilha estão repletos de praias de areia preta. Estes só agora estão sendo desenvolvidos para turistas, sendo a areia preta eminentemente mais quente nos pés do que a sua contraparte branca.


19. Bali é apelidada de Pulau Dewata – ‘Ilha dos Deuses’

Melhores cachoeiras de Bali

Deva é o termo hindu para uma divindade. Devata – ou em indonésio, Dewata – é um deva mais localizado; coisas como espíritos da floresta, deuses de aldeias, deuses de certas travessias de rios, cavernas, etc., com mais de 20.000 templos e palácios dedicados a divindades grandes e pequenas, você pode entender o apelido!


20. Os resíduos plásticos são um grande problema em Bali

Produtos ecológicos, plástico versus seixos

A grande emitir. O problema é tão grande que, em 2017, foi declarada uma “emergência do lixo”. Isso aconteceu depois que um trecho de quase seis quilômetros de costa foi encontrado coberto de plástico trazido pela maré.

As praias não são os bastiões intocados de sol, mar e areia que costumavam ser (especialmente a Praia de Kuta). A Indonésia é um dos piores poluidores de plástico do mundo, contribuindo com cerca de 10% para o desperdício global de plástico. Não é bom.


21. Bali é uma das regiões mais ricas de toda a Indonésia

roupas balinesas

E isso se deve ao turismo. É a maior indústria da ilha, representando cerca de 80% da economia de Bali. Após os ataques terroristas em 2002 e 2005, o número de turistas diminuiu e a economia vacilou. No entanto, a ilha continua a ser uma das mais ricas da Indonésia.


22. Tem muita criatividade e artes locais

Caminhada no cume de Campuhan

Há muita criatividade acontecendo em Bali. Isto se deve em parte ao fato de o país ser uma espécie de paraíso para os artistas europeus na década de 1930 e em parte aos hippies atraídos pelo país desde os primeiros dias de mochila às costas.

Mas 100% é por causa do artesanato tradicional da própria ilha. Batik, ikat, escultura em madeira, escultura em pedra, pintura… Se você já viu um templo balinês, sabe que essas pessoas têm olho para design.


23. David Bowie pediu que suas cinzas fossem espalhadas em Bali

leia os fatos

Foi revelado no testamento de David Bowie que ele queria que suas cinzas fossem espalhadas em Bali, “pelos rituais budistas”, dizia o testamento. E eles estavam espalhados pela Bali hindu. Ele visitou (e se apresentou) em alguns locais do sudeste asiático no início de sua carreira – Bali sendo um deles. Uma de suas casas no Caribe tinha fortes influências balinesas.


24. Celebrações são realizadas em diversas ocasiões, como lixamento de dente

Bali está repleta de festivais e celebrações durante todo o ano, não apenas para toda a comunidade, mas também para pessoas pessoais. A lima dentária, por exemplo, é uma cerimônia de maioridade que ocorre antes da puberdade ou do casamento.

Um sumo sacerdote conduz a cerimônia, na qual os incisivos são amarrados a uma altura uniforme. A criança é então considerada um adulto. Como estão seus dentes depois daquele fato de Bali?


25. Existem zilhões de spas em Bali

leia os fatos

Um “zilhão” não é um número muito factual, mas Bali deve ter uma das maiores proporções de spa para pessoas do mundo! Banhos de flores, tratamentos capilares malucos, terapia com pedras quentes, retiros ecológicos, massagem nas mãos, tecidos profundos holísticos, qualquer coisa, e até mesmo a humilde pedicure – você pode conseguir tudo aqui em um dos centenas e centenas de spas de Bali – de baixo a muito, muito sofisticado.


26. Há muitos turistas australianos

Melhores cachoeiras de Bali

A apenas algumas horas de avião da terra natal australiana, Bali é o destino de férias por excelência para os australianos. Eles adoram festejar, o que você pode fazer de maneira super barata em Bali.

Eles também adoram surfar, o que é uma coisa muito comum em Bali. O que mais eles poderiam querer? Embora os australianos possam ser os principais visitantes de Bali, os turistas chineses estão lentamente a aproximar-se do primeiro lugar.


27. Bali é o lar de uma espécie endêmica de ave

leia os fatos

Chamado de Bali myna, estorninho de Bali – ou Jalak Bali pelos habitantes locais – esta é uma espécie de ave branca e fofa que, infelizmente, está criticamente ameaçada de extinção. Acredita-se que menos de 100 desses mynas existam na natureza. As aves são capturadas e vendidas no mercado negro. Não é legal.


28. O tigre de Bali já vagou pela ilha

leia os fatos

Ainda recentemente, na década de 1950, o tigre de Bali foi infelizmente declarado extinto. O último avistamento de um foi… mais um tiroteio ocorrido em 1937.

Esta espécie de tigre não existe mais. Esperançosamente, isso servirá de lição para outras criaturas ameaçadas que vivem na ilha.


29. O calendário balinês tem apenas 210 dias

Caminhada no cume de Campuhan

365 dias, você diz? Não em Bali. O calendário aqui – chamado Pawukon – faz parte da religião hindu. Tem 210 dias e não faz sentido. Desculpe, mas isso não acontece. As semanas podem durar de 1 a 10 dias. O que? Para ajudar, existe o calendário balinês Saka, que é lunar e combina com outras coisas… praticamente, pelo menos.


30. Existem muitos aviões abandonados espalhados por Bali

fatos sobre leitores

Além das praias, montanhas, cachoeiras de Bali, spas, caminhadas e templos hindus, se você ficar entediado com tudo isso, você sempre pode ir descobrir os aviões abandonados de Bali.

Há um Boeing 737 em South Kuta. Há outro perto de Pandawa Beach, um no topo de um shopping que nunca abriu (Gate 88 Mall) e outro em West Bali.


Confira essas postagens

Sobre o Autor

Jonathan Araujo
Jonathan Araujo

Historiador apaixonado por viagens, que encontrou no mundo digital sua plataforma para compartilhar suas aventuras. Como freelancer na internet, ele utiliza o Wordpress para expressar suas experiências e insights sobre viagens e cultura. Seus blogs são uma mistura cativante de dicas práticas, narrativas envolventes e uma abordagem única, enriquecida por sua formação em História.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.