29 fatos divertidos sobre Cingapura para contar aos seus amigos

29 fatos divertidos sobre Cingapura para contar aos seus amigos

Dada a sua localização no Sudeste Asiático e um grande aeroporto internacional de classe mundial, Singapura é uma parada nos itinerários de muitos viajantes. Antes de visitar, é melhor se informar sobre alguns fatos divertidos sobre Cingapura – para que você possa impressionar os cingapurianos.

Os arranha-céus, a vida noturna, a limpeza e a bela arquitetura tornam Cingapura ideal para qualquer pessoa desfrutar. Cingapura é uma cidade e um país enorme com muita história e fatos interessantes sobre Cingapura para aprender! Vamos investigar alguns!


Fatos interessantes e divertidos sobre Singapura


1. O símbolo de Singapura é o Merlion, uma criatura que é metade leão e metade peixe

Fatos sobre Cingapura

Cabeça de leão, corpo de peixe. Parece legítimo, certo? Enquanto ele é o símbolo e mascote oficial de Singapura, não é uma criatura mítica ‘real’. Foi projetado pelo ictiólogo britânico Alex Fraser-Brunner em 1964 para o Singapore Tourism Boa

Terceiro. O peixe representa as origens humildes de Singapura como uma vila de pescadores chamada Temasek, mais tarde renomeada Singapura ou ‘Cidade do Leão’, explicando assim a cabeça do leão. Desculpe, fãs de feras míticas.


2. A Organização Mundial dos Sanitários foi formada em 19 de novembro de 2001 em Singapura

Fatos sobre Singapura

Indo direto para um dos fatos mais esquerdistas sobre Cingapura. Em 2001, a cidade-estado apaixonada pelos banheiros propôs tornar o dia 19 de novembro o “Dia Mundial do Banheiro”. 122 países apoiaram a ideia, e a Organização Mundial de Banheiros (OMC, obviamente) começou. Na verdade, é muito legal ter como objetivo resolver uma crise mundial de saneamento, fornecendo banheiros limpos e seguros para todos.


3. Você ainda pode ser banido em Cingapura

Embora a surra fosse apenas uma coisa britânica vitoriana? Bem, não esqueça que Singapura era uma colônia britânica vitoriana; a surra foi apenas uma das coisas introduzidas na então Malásia e nos assentamentos do Estreito, um dos quais foi Cingapura.

Você pode ser banido não apenas por vandalismo, mas também por abuso sexual, tumultos e abuso de drogas, para citar apenas alguns. A punição é aplicada nas nádegas nuas. Ai. As mulheres estão isentas.


4. Singapura tem recrutamento militar obrigatório de 1 a 2 anos

Fatos sobre Cingapura
Fatos mais interessantes sobre Singapura

Isso mesmo. É um facto sobre Singapura que este país é bastante paranóico em relação aos seus vizinhos (bem, parece que sim). Assim, em 15 de março de 1967, o Serviço Nacional tornou-se obrigatório para todos os cidadãos do sexo masculino, com 18 anos de idade, de Singapura e residentes permanentes.

Isso significa que há uma força militar substancial em qualquer momento em posição de sentido em Singapura.


5. Singapura tem o seu próprio dialeto

escala em Singapura

Cingapura está repleta de idiomas diferentes. As quatro línguas oficiais são inglês, chinês, malaio e tâmil. Embora a maioria dos cingapurianos fale pelo menos um, naturalmente, um dialeto que é uma mistura de todos eles surgiu ao longo dos anos – o singlish.

É um dialeto bastante complicado baseado em inglês que envolve terminar frases com ah para enfatizar. Essa é apenas uma peculiaridade.


6. Os Hawker Centers são o melhor lugar para comer comida local de Singapura

escala em Singapura

Comer em uma barraca de vendedor ambulante é uma das melhores coisas para fazer em qualquer itinerário de Cingapura. A culinária de Singapura é irreal. Pratos regionais chineses como por mim e frango Hainanese, indiano Thali conjuntos, favoritos malaios como arroz frito, e um monte de outras delícias incríveis e tentadoras podem ser encontradas nos centros de vendedores ambulantes de Cingapura.

Precursores da praça de alimentação, esses locais contam com espaços dedicados para barracas, cada uma com classificação de saúde e muitas mesas, cadeiras e bancos. O Chinatown Complex Food Center é o maior: como soam 260 barracas de comida?


7. Singapura realizou a primeira corrida noturna de Fórmula 1 do mundo

Fatos sobre Singapura

Pensávamos que isso acontecia porque as temperaturas diurnas eram apenas muito quente por sentar em um carro com toda aquela roupa – e por sentar no meio de uma multidão observando aqueles pilotos se aproximando. Mas, na verdade, é para o benefício dos telespectadores europeus. Diferença horária e tudo. A primeira corrida noturna do mundo foi realizada no Marina Bay Street Circuit para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2008.


8. Singapura foi fundada pelos britânicos

fatos de Singapura

Singapura – então Singapura – existia, mas era apenas um grande negócio há muito tempo. O último rei de Singapura fugiu no final do século XIV após ser atacado.

Há evidências que sugerem que todo o lugar foi abandonado. Não passava de um pequeno posto comercial quando Sir Stamford Raffles surgiu em 1819 e fundou Fort Canning. O resto é história.


9. Singapura é uma das três cidades-estado sobreviventes no mundo

Pôr do sol em Singapura

Singapura não tem capital porque é uma cidade-estado – um país que é literalmente apenas uma cidade. Os outros dois são San Marino, já que é apenas uma cidade e a Cidade do Vaticano (a pista está no nome). Outros, como Dubai, reivindicam o título de cidade-estado, mas simplesmente não são suficientes.


10. Todo o hino nacional está impresso no verso da nota de S$ 1.000 em microimpressão

Fatos sobre Singapura

Este é um dos nossos fatos favoritos sobre Cingapura. As notas em Cingapura apresentam muitos microtextos (palavras que você mal consegue ler). A maioria das notas diz apenas “Autoridade Monetária de Singapura” até o infinito. A nota de S$ 1.000, no entanto, tem o inteiro Hino nacional de Singapura no verso do microtexto. Muito legal.


11. Singapura tem muitas ilhas pequenas

Ilha Privada de Telunas, Singapura

Cingapura é uma pequena ilha, mas você sabia que há um monte de outras ilhas e ilhotas que compõem Cingapura? Outros sessenta e dois, para ser exato. Alguns foram criados por recuperação de terras – muita recuperação de terras. Desde 1965, a área terrestre de Singapura aumentou 23% (50 milhas quadradas)!


12. A Ilha Christmas costumava ser território de Singapura

Fatos sobre Cingapura

Uma das ilhas que fazia parte de Cingapura, pelo menos na época colonial britânica, era a Ilha Christmas.

Ilha Christmas distante e infestada de caranguejos de coco. Em 1958, as ilhas foram transferidas para a Austrália. Da mesma forma, o arquipélago das Ilhas Cocos foi transferido em 1955.


13. E uma das ilhas de Singapura tem uma história sombria

Fatos sobre Cingapura

A Ilha Sentosa é um lugar de brilho e glamour sofisticados, que abriga uma praia protegida de 2 quilômetros de extensão, o Universal Studios Singapore, um cassino e dois campos de golfe, um resort maluco e 14 outros hotéis.

Mas antigamente era uma base militar britânica com o Forte Siloso. E quando os japoneses capturaram Singapura em 1942, o Forte Siloso tornou-se um horrível campo de prisioneiros de guerra. Um facto pouco conhecido sobre Singapura – bem, Sentosa.


14. O Partido da Acção Popular venceu todas as eleições desde o início do autogoverno em 1959

Singapura pode ser uma democracia, uma república parlamentar com um “sistema de Westminster”, mas o governo actualmente no poder – o Partido da Acção Popular (PAP) – foi votado todas as vezes desde as primeiras eleições. Hum…


15. Cingapura também é conhecida como Cidade Jardim

Fatos sobre Cingapura

Você pode pensar em Cingapura como uma megacidade repleta de arranha-céus, mas isso não é verdade. Singapura dedica-se aos esforços de “ecologização” e é reconhecida pelas suas ruas arborizadas e por um número crescente de jardins em telhados e edifícios verdes repletos de plantas tropicais. É uma visão do futuro!


16. Cingapura abriga o melhor aeroporto do mundo

Dia de viagem em Singapura

Um dos fatos mais divertidos sobre Cingapura é que o Aeroporto de Changi é atualmente classificado como o Melhor Aeroporto do Mundo. Não só isso, mas ganhou este prémio pelo sétimo ano consecutivo desde 2013.

Está honestamente em. As reformas de US$ 500 milhões em 2019 incluem trampolim, escorregador gigante, floresta interna, a cachoeira interna mais alta do mundo, cinema e piscina. O slogan faz sentido: “Mais que um aeroporto”.


17. Cingapura é o país com maior diversidade religiosa do mundo

Fatos sobre Cingapura

Vocês ouviram aqui primeiro, pessoal. Com 5,6 milhões de residentes vem muita diversidade. Já sabemos que Singapura tem quatro línguas oficiais (as placas do metrô estão nas quatro) e uma série de cozinhas diferentes em oferta, mas religiões?

É bastante diversificado para a religião também. Variedades do Budismo e do Cristianismo estão no topo da lista, com tudo, desde o Taoísmo ao Zoroastrismo, representado aqui.


18. Cingapura importou muita areia para recuperação de terras

fatos sobre Singapura

Por muito, queremos dizer bastante. Só em 2010, a cidade-estado importou pouco menos de 15 milhões de toneladas de areia para projetos de recuperação de terras. Tanto é verdade que os vizinhos do Sudeste Asiático, Malásia, Indonésia e Vietname, barrado exportações de areia para Singapura. Em 2016, o país mudou para pólderes, um método holandês de recuperação de terras. Ufa.


19. Singapura tem apenas um Patrimônio Mundial da UNESCO

Fatos sobre Cingapura

Singapura é uma cidade verde, isso é certo, mas o histórico Jardim Botânico de Singapura acabou por atrair a atenção. Estes jardins tropicais com 150 anos são o primeiro e único Património Mundial da UNESCO do país.


20. Sempre faz calor em Cingapura

Escala em Cingapura

Sempre sempre, sempre. Cingapura fica a menos de 160 quilômetros da linha do Equador. Tem um clima de floresta tropical. Não há estações.

Está sempre entre 25 a 35°C (77 a 95°F). Sim. Um dos fatos mais conhecidos sobre Cingapura é quente. Todos. O. Tempo. Quando visitamos pela última vez, nos aventuramos no shopping por horas apenas para pegar um pouco de ar condicionado.


21. Aproximadamente 44 por cento da força de trabalho de Singapura é composta por não-cingapurianos

Fatos sobre Cingapura

Grande parte do trabalho de construção é feito por aquilo que o governo chama de “trabalhadores estrangeiros”, principalmente bangladeshianos.

Muitos trabalhadores de escritório são da Europa, América do Norte, Austrália e outros países asiáticos – “talentos estrangeiros”. Tem uma baixa taxa de desemprego. Também não tem salário mínimo. O que isso significa? Igualdade de alta renda.


22. Singapura tem a maior percentagem de milionários do mundo

Fatos sobre Singapura

Incrivelmente, isso não é China. Os Estados Unidos podem ter o maior número de milionários, mas Singapura tem a percentagem mais elevada. Uma em cada seis famílias possui pelo menos 1 milhão de dólares em riqueza disponível. Um daqueles fatos ricos e ricos de Cingapura para saber.


23. É muito caro ter um carro em Singapura

Fatos sobre Singapura

Ainda bem que todo mundo é milionário, então. Mas, falando sério, Cingapura é pequena. Há muita gente. A proporção entre carros particulares e pessoas é restrita para ajudar a acabar com o congestionamento e a poluição. Os carros em Cingapura custam quase o dobro do que em outros países.

Por exemplo, um Certificado de Titularidade de Singapura, que permite que um carro seja usado por dez anos, tem o custo equivalente a um Porsche Boxster nos EUA. Um daqueles fatos totalmente malucos de Cingapura!


24. Muitos cingapurianos têm empregada doméstica residente

Na verdade (e infelizmente) é bastante normal. Em dezembro de 2013, havia cerca de 224.500 trabalhadores domésticos estrangeiros em Singapura. Eles vêm da Indonésia e das Filipinas, em sua maioria, e são empregadas domésticas, faxineiras, babás ou os três.


25. As culturas Peranakan podem ser vistas em toda Singapura

Fatos sobre Singapura

O que é Peranakan? São colonos chineses que vieram para áreas do Sudeste Asiático em busca de fortuna. Com uma cultura distinta que aproveita o melhor de tudo, os Peranakans são conhecidos por suas lojas esplêndidas, trajes formais ornamentados, comida fantástica e azulejos de influência vitoriana (de verdade).


26. Todos os dias, dois novos restaurantes abrem em Singapura

escala em Singapura

A comida é um passatempo nacional em Cingapura. Comendo, falando sobre isso, ninguém gosta de comida ao nível de um cingapuriano. Dos centros de vendedores ambulantes aos restaurantes luxuosos e sofisticados e aos cafés modernos, há literalmente tudo para oferecer aqui.

Em média, dois novos restaurantes surgem por dia. Este país é louco por comida e eu adoro isso (e adoro que este seja um dos meus fatos favoritos de Cingapura!)


27. Gardens by the Bay possui a maior estufa de vidro do mundo

Pôr do sol em Singapura

Um parque natural muito legal que ocupa cerca de 101 hectares de terras recuperadas, o Gardens by the Bay, à beira-mar, compreende três jardins – Bay South Garden, Bay East Garden e Bay Central Garden. O maior, de longe, é o Bay South Garden, de 54 hectares, que contém o Flower Dome, a maior estufa de vidro do mundo.


28. Cingapura abriga o maior jardim vertical do mundo

Mais da cidade mais verde do planeta agora, e é hora de fatos incríveis e recordes sobre Cingapura. O condomínio Tree House de 2014 estabeleceu um verdadeiro recorde mundial do Guinness por hospedar o maior jardim vertical do mundo.

Suas quatro torres de última geração abrangem 24.638,59 pés quadrados de vegetação, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e minimizando a absorção de calor com janelas redutoras de calor. É incrivel.


29. Singapura também é conhecida como Little Red Dot

Fatos sobre Cingapura

Esta é uma das melhores curiosidades sobre Cingapura e é definitivamente um ponto de partida para uma conversa em festa! Os cidadãos de Singapura referem-se afetuosamente à sua cidade-estado como Pequeno Ponto Vermelho. Com apenas 277 milhas quadradas, é bem pequeno. Em um mapa mundial, na situação do tipo você está aí, Cingapura seria apenas um pequeno ponto vermelho.

No entanto, o termo decolou quando um ex-presidente da Indonésia usou o termo “pequeno ponto vermelho” de uma forma aparentemente depreciativa. Cidadãos e políticos adotaram o termo como fonte de orgulho nacional. Quer dizer, eles podem ser um pequeno ponto vermelho, mas caramba.


Esperamos que você tenha gostado desses fatos divertidos e interessantes sobre Cingapura! Se você tiver alguma dúvida ou quiser acrescentar fatos sobre Singapura, deixe um comentário!



Mais fatos sobre

Esperamos que você tenha gostado dessas curiosidades sobre Cingapura. Para mais curiosidades ao redor do mundo, veja abaixo!

Sobre o Autor

Jonathan Araujo
Jonathan Araujo

Historiador apaixonado por viagens, que encontrou no mundo digital sua plataforma para compartilhar suas aventuras. Como freelancer na internet, ele utiliza o Wordpress para expressar suas experiências e insights sobre viagens e cultura. Seus blogs são uma mistura cativante de dicas práticas, narrativas envolventes e uma abordagem única, enriquecida por sua formação em História.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.